Blog

Como a inteligência artificial está impactando a indústria

Como a inteligência artificial está impactando a indústria

Com as empresas cada vez mais digitais, a inteligência artificial está impactando a indústria de uma maneira sem precedentes. Essa já é uma realidade com produção e análise!

Desde a automação de tarefas simples até a análise de grandes quantidades de dados para tomar decisões estratégicas, a IA está mudando a forma como as empresas operam na era da indústria 4.0.

Um dos exemplos são os gêmeos digitais, uma possibilidade de criar uma réplica virtual de um produto. O digital twins já está sendo utilizado há algum tempo na indústria para estruturar o planejamento e o projeto de produtos e maquinários, assim como as operações de produção.

Isso permite que as empresas incorporem na sua produção mais eficiência e flexibilidade para produtos de maior qualidade - com mais rapidez e preço mais acessível. Agora, você imagina o que aconteceria caso as máquinas e os processos também pudessem coletar dados e otimizar processos em tempo real?

A inteligência artificial presente nas indústrias

Se você imagina que esse cenário seria perfeito, mas muito distante, então temos uma boa notícia para você: isso já é realidade pela inclusão da inteligência artificial nas indústrias.

Há mais de 30 anos que a AI tem ganhado mais foco nas pesquisas na área industrial. Muitos avanços já foram realizados na área como, por exemplo, hardware e software mais poderosos, além de melhor poder computacional e transmissão de dados.

É o caso do software NX da Siemens, uma das ferramentas líderes em gêmeos digitais e que está ajudando as empresas a otimizarem seus processos e produtos.

O NX da Siemens é uma plataforma de desenvolvimento de produtos que oferece recursos avançados com os módulos  NX CAD, NX CAM e CAE. O software é projetado para fornecer uma solução completa para o ciclo de vida do produto, desde a concepção até a produção. Ele é altamente integrado e permite que os usuários realizem uma ampla gama de atividades, como modelagem, análise, simulação e programação de máquinas CNC.

Uma das características mais importantes do software NX é justamente a capacidade de criar gêmeos digitais. O NX pode criar um modelo virtual preciso de um produto ou processo, que pode ser testado e otimizado antes da produção real.

A equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing ganhou o campeonato de construtores no último ano, em 2022, e o chefe de CAD e PLM na equipe, Daniel Watkins, comentou sobre como eles usam o NX CAD através do gêmeo digital. Ouça a entrevista pelo podcast no Spotfy: Episódio Designing for Speed.

O que ainda esperar das AIs na indústria?

De acordo com um estudo da Roland Berger, até o ano de 2035, redes inteligentes e digitalmente ligadas a sistemas e cadeias de processos podem acarretar um crescimento adicional de cerca de €420 bilhões somente na Europa Ocidental e de até US$15,7 trilhões para a economia global em 2030.

As primeiras aplicações reais da inteligência artificial já estão encontrando um lugar em atividades industriais regulares, incluindo o reconhecimento de linguagem para execução de tarefas básicas, a documentação de ambientes por meio de câmeras, raios laser ou raios X e o fornecimento de assistentes pessoais virtuais na logística. De acordo com o estudo da PwC, um total de 62% das grandes empresas já está utilizando a tecnologia de inteligência artificial em 2018. 

A Siemens possui soluções em seu portfólio na área de serviços, como por exemplo, manutenção preventiva e outras aplicações para testes de engenharia e qualidade. As soluções em nuvem, como o MindSphere e aplicações inteligentes, também fornecem suporte para a otimização contínua do processo, que melhora a eficiência e a disponibilidade da máquina.

As soluções de software inteligentes podem utilizar os altos volumes de dados gerados por uma fábrica para identificar tendências e padrões que podem ser usados para tornar os processos de fabricação mais eficientes e reduzir seu consumo de energia.

O sistema operacional de Internet das Coisas (IoT) aberto baseado em nuvem da Siemens, denominado de MindSphere, pode ser utilizado para vincular produtos, fábricas, sistemas e máquinas, por exemplo. Esse sistema é uma das bases mais importantes que permitem o uso da inteligência artificial na indústria realizando análises extensas para tornar úteis as vastas quantidades de dados gerados pela IoT para otimização, simulação e tomada de decisões.

As possibilidades são muitas para a integração da Inteligência Artificial na indústria e o mercado já está se movimentando há algum tempo para esse caminho. Essa é uma realidade que veio para ficar e evoluímos cada vez mais para processos mais inteligentes e eficientes.