A indústria 4.0 nas fábricas do Brasil
A indústria 4.0 nas fábricas do Brasil já é uma realidade, mas será que todas as empresas estão preparadas para essa transformação em seus negócios?
O chão de fábrica, assim como todo setor industrial, é extremamente importante quando falamos dos processos produtivos de uma indústria. Justamente por isso, é necessário que esteja em completa sintonia e sempre atualizado com os demais setores para ter competitividade e eficácia nos processos de produção.
Para se adequar às novas mudanças da indústria 4.0, é preciso de atualizações que requerem mudanças nos processos. Entre elas podemos citar a modernização e automação dos processos, disponibilidade e análise de dados e informações, controle e a aplicação do método de produção.
Essa mudança foi justamente a aplicada pela Librelato, uma das maiores empresas de implementos rodoviários do país. Tais mudanças ocorreram com a implementação dos softwares Solid Edge e Teamcenter do portfólio de produtos PLM da Siemens.
Situação das indústrias no Brasil
O case de sucesso da Librelato ainda é algo pouco comum quando falamos de indústria 4.0 nas fábricas do Brasil.
Isso ocorre porque ainda vemos diversas fábricas no país que ainda utilizam recursos do passado para a fabricação e operação de produção.
Esses resultados só serão alcançados com implantação de tecnologias que permitem fazer a gestão de equipamentos, o acompanhamento em tempo real da movimentação de cada item dentro da fábrica, e, ao mesmo tempo, administrar e coletar dados de mão de obra com processos mensuráveis e controlados.
Desta forma, será facilitada a clara identificação dos pontos e situações que devem ser melhorados com a implementação de otimização dos recursos disponíveis.
Em países do 1º mundo, como EUA e Alemanha, onde o conceito 4.0 nasceu pela criticidade da engenharia, todas as áreas operacionais, mesmo em pequenas empresas, já são criadas com algumas ferramentas tecnológicas.
Mas, como já mencionamos, em nosso país ainda vemos diversas fábricas que ainda utilizam recursos do passado para a fabricação e operação de produção, em que pedaços de papel, por exemplo, são utilizados como fonte de informação.
Isso tudo torna o processo mais lento e com sérios riscos de erros e perdas de informações valiosas para o processo de produção da indústria.
De acordo com estudo da FIESP, realizado em 2018, foi identificado que 32% das empresas analisadas ainda desconhecem o conceito de indústria 4.0. Atualmente esses números não mudaram muito.
Claro que de um modo geral as empresas estão buscando se adaptar às novas tecnologias e ferramentas com o objetivo de enxugar suas estruturas, evitar desperdícios e tornar seus processos mais otimizados para ter ganho de tempo e aumentar seus lucros.
Desafios para implementar a indústria 4.0 no Brasil
Os principais desafios para implementar ferramentas com pilares da indústria 4.0 no Brasil não estão na falta de tecnologia existente em nosso país, mas sim na transformação de gestores em coletar e analisar quais dados são importantes para a empresa e buscar querer aprender.
Não basta querer ver sua empresa fazer parte desta rede conectada de informação e dados. É de suma importância entender e definir qual o objetivo e qual estratégia deve ser adotada para que a indústria faça essa aplicação de ferramentas de captura de dados que vão gerar o valor.
Como implementar a indústria 4.0 no Brasil
Para implementar a indústria 4.0 na sua indústria você precisa contar com uma empresa especializada nessas soluções.
A PLMPRO é parceira Smart Expert da Siemens, especialista na implantação personalizada de tecnologias industriais atuando como representante, vendedora e implantadora de Soluções PLM com os softwares Teamcenter, Solid Edge, NX (NX CAD e NX CAM) e Tecnomatix.
Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções para a sua indústria!