Digital Thread: trilha digital na indústria
Em todo o mundo, o setor de fabricação tradicional está passando por uma transformação digital, crescendo a cada dia com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.
A interação entre os mundos virtual e real vem abrindo novas portas para que as empresas integrem as necessidades e preferências de seus clientes nos processos de desenvolvimento e produção. A utilização da gestão de dados de fabricação em sistemas de produção inteligentes está revolucionando um Digital Thread integrado, promovendo o sucesso contínuo em toda a cadeia de fornecimento.
Como já apontamos anteriormente, a manufatura e o Digital Thread (ou trilha digital em português) terão fortes tendências para 2024.
Com o Digital Thread, os fabricantes podem conceituar visualmente seus processos de fabricação do mundo real. Ele formula uma transição do produto físico para o produto virtual, a fim de garantir que as empresas estejam produzindo exatamente o que querem produzir. Enfim, as empresas podem colaborar internamente dentro da organização e até mesmo ao longo da cadeia de fornecimento para ter informações atualizadas sobre os produtos que estão sendo produzidos.
Assim, a indústria 4.0 se consolida ainda mais com as inúmeras conexões que surgem para o digital e que devem seguir uma forte curva de crescimento nas próximas décadas.
O que é Digital Thread?
O Digital Thread é pensado para o fluxo de informações voltado ao desempenho e uso de produtos durante o ciclo de vida da fabricação, absorvendo em cada etapa diversas informações. Ou seja, a trilha digital engloba desde o design, produção, até a gestão de resíduos dos produtos com o seu descarte e reciclagem.
Esse cuidado com a sustentabilidade ajuda a melhorar a imagem da marca, algo importante na visão da sociedade e trabalhado como marketing verde.
Assim, é possível ter uma visão totalmente integrada de um produto ao longo de sua existência, unindo pontos de vista funcionais tradicionalmente fragmentados. A vantagem é que se obtêm as informações corretas no local certo e na hora certa, como se fosse uma versão digital dos processos da empresa.
A principal finalidade do fio digital é aumentar a eficiência e a eficácia dos processos de desenvolvimento, produção e manutenção dos produtos. Visto que facilita a colaboração entre diferentes setores e equipes envolvidas nos processos industriais.
Além de fornecer informações em tempo real e garantir que as mudanças sejam implementadas de maneira assertiva. Certamente, permite que a indústria possa obter uma redução de custos, maior qualidade e melhor atendimento das necessidades dos clientes.
Essa transformação digital será obrigatória e um importante passo para qualquer negócio. A sua empresa está preparada?