Sustentabilidade como pauta na indústria
A sustentabilidade cada vez mais é uma pauta presente no setor industrial, tanto na reestruturação de processos quanto na busca por tecnologias verdes. Há na sociedade uma grande pressão por um futuro mais sustentável e as indústrias possuem um papel fundamental nessa transformação.
Mas antes, você sabe o que significa a sustentabilidade industrial? Esse é um conceito que tem como principal objetivo tentar equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente dentro do setor das indústrias. É, então, a busca por práticas e tecnologias que minimizem os impactos ambientais, promovendo o uso eficiente de recursos naturais.
São três os pilares principais que sustentam o conceito:
Ambiental: busca, por exemplo, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes.
Econômico: onde podemos destacar a adoção de tecnologias mais eficientes que reduzam custos operacionais a longo prazo.
Social: em que um dos objetivos é promover condições de trabalho seguras e justas para os colaboradores.
Práticas de sustentabilidade na indústria
Produção mais limpa: reduzir desperdícios e otimizar processos produtivos para minimizar o impacto ambiental.
Economia circular: reutilizar materiais, reciclar resíduos e projetar produtos com foco na durabilidade e no reaproveitamento.
Eficiência energética: adotar tecnologias que consumam menos energia e priorizar fontes renováveis, como solar e eólica.
Gestão da água: tratar e reutilizar a água dentro do ciclo produtivo para reduzir o consumo e os impactos nos recursos hídricos.
Tecnologias verdes: implementar inovações que reduzem emissões, resíduos e consumo de recursos.
Grandes empresas do setor já são parte da mudança, sendo também referências para outros setores. É o caso da gigante Siemens com o seu compromisso sustentável, onde adota práticas ESG e realiza uma ampla e eficiente gestão de resíduos em seus processos de produção.
Seus softwares industriais, como o Solid Edge, também ajudam as empresas nesse objetivo. Um exemplo é o uso do software para construção de máquinas agrícolas de última geração, aumentando a eficiência e minimizando a necessidade de trabalho manual e pesticidas. Outro exemplo é a tecnologia Siemens Xcelerator, utilizada pela empresa Plastic Fischer para reduzir o desperdício de plástico nos rios para evitar a poluição de oceanos.
Por ser uma pauta necessária e cobrada pela população, a adoção de práticas sustentáveis na indústria ajuda também a melhorar a imagem de marca das empresas, podendo ser divulgadas através do marketing verde.
É por isso que a sustentabilidade industrial é essencial para garantir que o desenvolvimento econômico promovido pelas indústrias seja equilibrado com a preservação ambiental e o bem-estar social. Sua importância vai além de cumprir exigências legais ou responder às demandas do mercado; trata-se de criar um modelo de negócios responsável, capaz de gerar valor para a sociedade e o planeta a longo prazo.