Por que integrar PLM e ERP?
Um dos principais desafios das empresas atualmente é adaptar sua estrutura de modo a acompanhar o crescimento do negócio mantendo uma gestão organizada e eficiente.
A utilização de gerenciamentos funcionais é uma forma efetiva para a integração de dados, processos, estratégias e pessoas, garantindo assim maior fluidez para os negócios.
Hoje apresentamos duas alternativas para você automatizar os processos administrativos. A integração dos sistemas só é possível graças aos softwares Product Lifecycle Management (PLM) e Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).
Utilizando essas alternativas, a sua empresa terá muitos benefícios, como a agilidade para processos gerenciais, evitando assim o retrabalho e as falhas humanas.
Vamos entender o que cada um é e quais as vantagens de se integrar aos softwares.
Product Lifecycle Management (PLM)
Em português, o termo significa Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto e surgiu como um conjunto de soluções e processos. Utilizando o PLM, os departamentos da indústria podem compartilhar os dados de cada área e essas informações ficam concentradas em uma única plataforma.
Onde podemos aplicar PLM?
O PLM está mais voltado à idealização e planejamento do produto. E irá gerenciar a jornada completa de um produto desde a ideação inicial, desenvolvimento, serviço e descarte. Em outras palavras, PLM é o gerenciamento de tudo que envolve o produto desde a criação até o seu desuso.
Atualmente, o PLM foi adotado em toda a produção para promover a colaboração, impulsionar a inovação e apoiar o crescimento com eficiência por meio do design de acordo com a demanda do cliente e a individualização do produto.
É importante ressaltar que quando PLM e ERP não estão integrados, sua empresa acaba gastando muito tempo inserindo dados e corrigindo erros relacionados, trabalhando com previsões de produtos erradas, fornecendo instruções de informações incompletas e registrando materiais e acompanhando atrasos no processo.
Conheça mais sobre o ERP
Também conhecido por Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o ERP surgiu para ajudar a sua empresa através de um planejamento dos recursos, a integrar todas as informações em um único sistema.
O ERP tem como principal objetivo organizar todo o volume de informação gerada pela empresa. Em uma estrutura robusta, o sistema de gestão é capaz de auxiliar todos os departamentos com funcionalidades que auxiliam em diferentes frentes de rotinas diárias, como:
-
Gestão de colaboradores
-
Gestão de suprimentos;
-
Controle financeiro da sua empresa.
Benefícios do ERP
Utilizando a ERP, a sua empresa terá mais transparência, colaboração entre as equipes e a troca de dados com o objetivo de formar uma base sólida e alcançar melhores resultados nas tomadas de decisões.
Além de melhorar constantemente os processos, fazendo com que os seus negócios sejam mais eficientes, organizados e eficazes.
Principais características dos softwares:
-
Integração rápida e facilitada entre áreas;
-
Flexibilidade para se adaptar a diferentes negócios;
-
Fluxo de informações único;
-
Processos automatizados;
-
Acompanhamento de dados em tempo real, para tomadas de decisão ágeis
Como saber se a sua empresa precisa integrar a PLM e ERP
O PLM está mais voltado à idealização e planejamento do produto, já o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) trata da execução, ou ainda, da fabricação do produto. Dessa forma, são totalmente compatíveis ao seu negócio. E serão grandes aliados a integração entre os
Fazendo com que os processos sejam mais fluidos, organizados e diretos ao ponto.
Quem não procura mais organização e fluidez para os negócios, não é mesmo? Independente do seu porte, negócios de sucesso estão trabalhando cada vez mais com sistemas integrados.
Software PLM
O Teamcenter da Siemens é um software moderno e adaptável de PLM que conecta pessoas e processos, em silos funcionais, com uma orientação digital para inovação.
Assim, o Teamcenter é usado por empresas para gerenciar todas as informações relacionadas a produtos, desde o projeto até o descarte, incluindo dados técnicos, documentos, processos de fabricação, dados de fornecedores e outros. Conheça a funcionalidade ERP na engenharia do Teamcenter: ERP Teamcenter.
Além da implementação do software na sua indústria, também disponibilizamos cursos e treinamentos nas modalidades presencial e online.
Para pessoa física: Cursos de Teamcenter.
Para empresas: Treinamentos de Teamcenter.
Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos o seu negócio!