Blog

Por que integrar PLM e ERP?

Por que integrar PLM e ERP?

Um dos principais desafios das empresas atualmente é adaptar sua estrutura de modo a acompanhar o crescimento do negócio mantendo uma gestão organizada e eficiente.

A utilização de gerenciamentos funcionais é uma forma efetiva para a integração de dados, processos, estratégias e pessoas, garantindo assim maior fluidez para os negócios.

Hoje apresentamos duas alternativas para você automatizar os processos administrativos. A integração dos sistemas só é possível graças aos softwares Product Lifecycle Management (PLM) e Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP). 

Utilizando essas alternativas, a sua empresa terá muitos benefícios, como a agilidade para processos gerenciais, evitando assim o retrabalho e as falhas humanas. 

Vamos entender o que cada um é e quais as vantagens de se integrar aos softwares.

Product Lifecycle Management (PLM)

Em português, o termo significa Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto e surgiu como um conjunto de soluções e processos. Utilizando o PLM, os departamentos da indústria podem compartilhar os dados de cada área e essas informações ficam concentradas em uma única plataforma.  

Onde podemos aplicar PLM? 

O PLM está mais voltado à idealização e planejamento do produto. E irá gerenciar a jornada completa de um produto desde a ideação inicial, desenvolvimento, serviço e descarte. Em outras palavras, PLM é o gerenciamento de tudo que envolve o produto desde a criação até o seu desuso.

Atualmente, o PLM foi adotado em toda a produção para promover a colaboração, impulsionar a inovação e apoiar o crescimento com eficiência por meio do design de acordo com a demanda do cliente e a individualização do produto.

É importante ressaltar que quando PLM e ERP não estão integrados, sua empresa acaba gastando muito tempo inserindo dados e corrigindo erros relacionados, trabalhando com previsões de produtos erradas, fornecendo instruções de informações incompletas e registrando materiais e acompanhando atrasos no processo.

Conheça mais sobre o ERP

Também conhecido por Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o ERP surgiu para ajudar a sua empresa através de um planejamento dos recursos, a integrar todas as informações em um único sistema.

O ERP tem como principal objetivo organizar todo o volume de informação gerada pela empresa. Em uma estrutura robusta, o sistema de gestão é capaz de auxiliar todos os departamentos com funcionalidades que auxiliam em diferentes frentes de rotinas diárias, como:

  • Gestão de colaboradores

  • Gestão de suprimentos;

  • Controle financeiro da sua empresa. 

Benefícios do ERP

Utilizando a ERP, a sua empresa terá mais transparência, colaboração entre as equipes e a troca de dados com o objetivo de formar uma base sólida e alcançar melhores resultados nas tomadas de decisões.

Além de melhorar constantemente os processos, fazendo com que os seus negócios sejam mais eficientes, organizados e eficazes.

Principais características dos softwares:

  • Integração rápida e facilitada entre áreas;

  • Flexibilidade para se adaptar a diferentes negócios;

  • Fluxo de informações único;

  • Processos automatizados;

  • Acompanhamento de dados em tempo real, para tomadas de decisão ágeis

Como saber se a sua empresa precisa integrar a PLM e ERP

O PLM está mais voltado à idealização e planejamento do produto, já o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) trata da execução, ou ainda, da fabricação do produto. Dessa forma, são totalmente compatíveis ao seu negócio. E serão grandes aliados a integração entre os 

Fazendo com que os processos sejam mais fluidos, organizados e diretos ao ponto.
Quem não procura mais organização e fluidez para os negócios, não é mesmo?  Independente do seu porte, negócios de sucesso estão trabalhando cada vez mais com sistemas integrados.

Software PLM

O Teamcenter da Siemens é  um software moderno e adaptável de PLM que conecta pessoas e processos, em silos funcionais, com uma orientação digital para inovação.

Assim, o Teamcenter é usado por empresas para gerenciar todas as informações relacionadas a produtos, desde o projeto até o descarte, incluindo dados técnicos, documentos, processos de fabricação, dados de fornecedores e outros. Conheça a funcionalidade ERP na engenharia do Teamcenter: ERP Teamcenter.

Além da implementação do software na sua indústria, também disponibilizamos cursos e treinamentos nas modalidades presencial e online.

Para pessoa física: Cursos de Teamcenter.

Para empresas: Treinamentos de Teamcenter.

Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos o seu negócio!