Blog

Ferramentas de Qualidade de Superfície no NX

Ferramentas de Qualidade de Superfície no NX

Na indústria 4.0, mais do que nunca, as inspeções de qualidade de superfície são uma parte importante da produção de um design durável. Através dos acabamentos superficiais de alta qualidade, muitas vantagens são oferecidas:

Melhoram a condutividade elétrica da superfície;

  • Fortalecem os produtos contra o desgaste;
  • Reduzem o atrito;
  • Desempenham um papel na resistência à corrosão e produtos químicos.
  • Além disso, produtos com contornos suaves e ângulos bem posicionados têm um apelo estético adicional.

O software NX da Siemens possui um grupo dedicado na aba "Análise" chamado "Forma da Face" que contém diferentes ferramentas e testes para fornecer uma visão geral abrangente de seus modelos e projetos. Nesse grupo, alguns dos testes diferentes incluem Linhas de Destaque, Análise de Inclinação e Curvatura da Face. 

Todos esses testes têm seus próprios benefícios e valores individuais, oferecendo uma grande oportunidade para melhorar seus modelos e designs. Veja algumas dessas ferramentas:

Linhas de Destaque

Gerar linhas de destaque é uma ótima ferramenta para examinar a qualidade do design do seu produto. Você tem a opção de explorar linhas de reflexão, linhas de projeção e linhas isocromáticas para investigar a aparência do seu design sob diferentes condições de luz.

Visualizar essas linhas de destaque tornará muitas irregularidades de superfície facilmente aparentes. Para realizar esses testes de análise, comece selecionando as faces que deseja investigar e, em seguida, escolha uma configuração de luz adequada às necessidades do produto e do design.

Análise de Raio e Inclinação

Além da variedade de opções de linhas de destaque, existem várias ferramentas de análise de face disponíveis no NX. Essas ferramentas, incluindo inclinação, raio e distância, exibirão um gradiente de escala de cores na face do modelo que demonstra os diferentes valores respectivos que foram testados.

Ao realizar esses testes, há uma legenda da escala de cores à direita da tela para fornecer uma melhor compreensão dos valores exibidos. Assim como as linhas de destaque, as diferentes ferramentas de análise de face fornecem excelentes recursos para analisar suas peças e montagens de acordo com os requisitos específicos de projeto.

Personalizar esquemas de cores e gradientes

Uma ferramenta fundamental para otimizar seus testes de análise de face é a capacidade de personalizar o esquema de cores e o intervalo de dados para suas avaliações de design. Essa é uma ótima maneira de organizar os valores em intervalos aceitáveis, inaceitáveis e intermediários.

Para fazer isso, selecione a opção "Definido pelo usuário" na guia “Intervalo de dados” e escolha o número de cores a serem exibidas. Depois disso, você pode selecionar o valor entre o qual cada intervalo de cores está organizado e a cor associada.

Veja na prática as Ferramentas de Qualidade de Superfície no NX