Blog

Cibersegurança industrial Siemens para fabricação automotiva

Cibersegurança industrial Siemens para fabricação automotiva

Já há alguns anos, os fabricantes de automóveis vem se tornando cada vez mais alvos de ataques cibernéticos, ainda mais com os avanços das IAs que são usadas tanto para aumentar a segurança, quanto para fortalecer os ataques, perturbando significativamente a produção e expondo as fragilidades do setor. 

Esses ataques muitas vezes aproveitam vulnerabilidades em sistemas conectados e cadeias de abastecimento. Os custos dos ataques cibernéticos não são apenas elevados, mas também podem ameaçar a própria existência de um negócio e, no caso de infraestruturas críticas, podem até pôr em perigo vidas humanas. Por isso, o papel das empresas de TI estão desempenhando um papel fundamental também na transformação digital com sistemas de proteção.

A segurança cibernética na transformação digital

No mercado atual em rápida mudança, a digitalização permite que os fabricantes recolham e utilizem de forma inteligente os dados que geram para automatizar e otimizar os seus processos, reduzir custos, adicionar flexibilidade e tornar-se mais sustentáveis. No entanto, a crescente conectividade entre a tecnologia da informação (TI) e a tecnologia operacional (TO) também expandiu a superfície de ataque para os cibercriminosos, tornando a segurança cibernética uma preocupação crítica em toda a indústria automóvel em todo o mundo.

Solução de cibersegurança industrial da Siemens

A segurança cibernética industrial protege a experiência e a produtividade das empresas automotivas contra o número crescente de ameaças cibernéticas na TO e na IoT. Para proteger as operações automotivas, a Siemens conta com o conceito de defesa em profundidade multicamadas – estendido pelos princípios Zero Trust – porque a única maneira de combater eficazmente as ameaças cibernéticas é com um conceito abrangente que é aplicado em todos os níveis relevantes, incluindo segurança da fábrica, segurança de rede e a integridade dos sistemas de automação juntamente com os serviços de segurança associados para implementar conceitos de segurança multicamadas para a indústria.

Softwares como o Solid Edge, NX (CAD e CAM), Teamcenter e Tecnomatix contam com criptografia de dados, autenticação e controle de acesso, atualizações de segurança e muito mais.

Segurança da planta

A segurança da fábrica garante a proteção das instalações de produção contra ameaças cibernéticas para minimizar o tempo de inatividade, evitar danos dispendiosos e manter operações eficientes. Com as soluções de cibersegurança da Siemens, a segurança da fábrica estabelece as condições necessárias para garantir que as medidas de cibersegurança em vigor não possam ser contornadas por outros meios.

As medidas de segurança cibernética de rede da Siemens fornecem:

  • Infraestrutura de proteção de acesso físico como barreiras, catracas, câmeras e leitores de cartões;
  • Um processo de gerenciamento de segurança para garantir a segurança cibernética organizacional;
  • Serviços de cibersegurança industrial para segurança de plantas (avaliações, consultoria e treinamento).


Segurança de rede

A segurança de rede em uma fábrica automotiva evita ataques cibernéticos através da implementação de firewalls, dispositivos de detecção de intrusão e criptografia. Utilizando as soluções Siemens para segurança de rede, você pode proteger a rede de automação contra acessos não autorizados, principalmente em pontos de conexão a outras redes (escritório ou internet). A segmentação de rede fornece proteção adicional, e a transmissão de dados para acesso remoto mundial a plantas distantes via Internet ou redes móveis é protegida por VPN.

As medidas de segurança cibernética de rede da Siemens fornecem:

  • Acesso seguro a redes OT com base nos princípios Zero Trust;
  • Interfaces seguras para outras redes;
  • Conceito de segmentação de rede e proteção celular;
  • Acesso remoto seguro;
  • Gerenciamento de rede eficiente e seguro;
  • Serviços de cibersegurança industrial para segurança de redes (avaliações, consultoria e treinamento).


Integridade do sistema

O terceiro pilar do conceito de segurança equilibrado da Siemens é a integridade do sistema, que protege os sistemas de software e hardware nos processos de produção contra ameaças cibernéticas. Esses sistemas incluem componentes de controle, automação e sistemas SCADA e IHM. Eles exigem comunicação segura, proteção contra acesso não autorizado e malware e proteção à propriedade intelectual.

As medidas da Siemens para integridade do sistema fornecem:

  • Proteção do nível de controle, incluindo PLCs, IHM e comunicação segura entre eles;
  • Gerenciamento seguro de acesso para máquinas e instalações;
  • Serviços de segurança cibernética industrial para integridade de sistemas (avaliações, consultoria e treinamento).


Experiência e expertise em segurança cibernética industrial da Siemens

A segurança da planta, a segurança da rede e os elementos de integridade do sistema formam a base do conceito de segurança cibernética automotiva na Siemens. A experiência da Siemens em automação, digitalização e fabricação automotiva significa que somos o parceiro mais confiável para garantir a segurança da sua transformação digital. Seguimos uma abordagem ponta a ponta em nossas próprias fábricas e com nossos clientes, desde a avaliação do seu status de segurança e implementação de medidas de segurança até o monitoramento contínuo e gerenciamento de segurança.

A cibersegurança industrial é um tema dinâmico. Os perigos potenciais, os riscos de segurança e as medidas de defesa estão em constante mudança. É por isso que é essencial manter continuamente uma visão geral do estado atual do conhecimento. A PLMPRO conta com especialistas em segurança através dos softwares Siemens que estão aqui para apoiá-lo.